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COLÉGIO ESTADUAL GELVIRA CORRÊA PACHECO

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 







CURITIBA

2012


PRECE DO EDUCADOR


Senhor,

Que eu possa me debruçar sobre cada criança e sobre cada jovem, com a reverência que deve animar minha alma diante de toda a criatura tua!

Que eu respeite em cada ser humano de que eu me aproximar, o sagrado direito de ele próprio construir seu ser e escolher seu pensar!

Que eu não deseje me apoderar do espírito de ninguém, imprimindo-lhe meus caprichos e meus desejos pessoais, nem exigindo qualquer recompensa por aquilo que devo lhe dar de alma para alma!

Que eu saiba acender o impulso do progresso, encontrando o fio condutor de desenvolvimento de cada um, dando-lhes o que eles já possuem e não sabem, fazendo-os surpreenderem-se consigo mesmos!

Que eu me impregne de infinita paciência, de inquebrantável perseverança e de suprema força interior para me manter sempre sob o meu próprio domínio, sem deixar flutuar meu espírito ao sabor das circunstâncias! Mas que minha segurança não seja dogmatismo e inflexibilidade e que minha serenidade não seja mormaço espiritual!

Que eu passe por todos, sem nenhuma arrogância e sem pretensão à verdade absoluta, mas que deixe em cada um, uma marca inesquecível, por ter transmitido alguma centelha de verdade e de todo o meu amor!














Ao vir à terra

todo o homem tem o direito a que se o eduque,

e depois, em troca, o dever

de contribuir com a educação dos demais.





 
SUMÁRIO




  1. APRESENTAÇÃO


01


  1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO


02


  1. ORGANIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO


04


  1. ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO COLÉGIO


13


  1. OBJETIVOS GERAIS


29


  1. MARCO SITUACIONAL


29


  1. MARCO CONCEITUAL


33


  1. MARCO OPERACIONAL


40


  1. REFERÊNCIAS


44










APresentaÇÃO

O Projeto Político Pedagógico está sendo construído em vários momentos: reuniões com o colegiado, com pais e representantes de instituição e da comunidade (encontros no coletivo e grupos menores, através de seminários, discussões, troca de experiências para um diagnóstico da realidade escolar).

Esta construção do P.P.P. consiste num processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, própria à vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania.

Buscar uma nova organização para a escola, constitui uma ousadia para educadores, pais, alunos e funcionários.

Para enfrentarmos essa ousadia, teremos que recorrer a um referencial para a compreensão de nossa prática pedagógica. Nesse sentido, temos que nos alicerçar nos pressupostos de uma teoria pedagógica crítica viável que parta da prática social e esteja compromissada em atender as necessidades educacionais vigentes neste Estabelecimento de Ensino em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96.

É preciso entender o Projeto Político Pedagógico da escola como uma reflexão do seu cotidiano.

O Colégio, para se desvencilhar da divisão do trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico, precisa criar condições para gerar uma outra forma de organização do trabalho pedagógico.

A construção do Projeto Político Pedagógico requer continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório.

Portanto, há que se pensar que o movimento de luta e resistência dos educadores é indispensável para ampliar as possibilidades e realizar as mudanças que se fazem necessárias na instituição escolar.



2. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO


2.1. NOME / ENDEREÇO DO ESTABELECIMENTO

Colégio Estadual Gelvira Corrêa Pacheco - Ensino Fundamental e Médio

Endereço: Rua: Carmelina Cavassin, 385

Bairro Barreirinha - Curitiba

CEP 82220-170

Telefones: (41) 3354-2133 (fone/fax)

(41) 3255-5100

e-mail: gelvirapacheco@gmail.com


2.2. NRE: CURITIBA

Código: 0690000688

Entidade Mantenedora: SEED – ( Secretaria do Estado do Paraná)


2.3. Ato de Autorização de Funcionamento: Decreto nº1920/79 de 26/07/1979


2.4. Ato de Reconhecimento do Ensino Fundamental: Resolução nº 2650/81 de 19/11/1981


2.5. Ato de Renovação do Reconhecimento do Ensino Fundamental: Resolução nº 1561/08 de 29/07/2008


2.6. Ato de Reconhecimento da Educação de Jovens e Adultos – EJA: Resolução nº 2038/08 de 29/07/2008


2.7. Ato de Autorização da Classe Especial: Decreto nº 1493/77 de 09/08/1977


2.8. Ato de Renovação da Classe Especial: Resolução nº 2474/11 de 10/06/2011


2.9. Ato de Autorização da Sala de Recursos – Séries Iniciais – Turno - Manhã

Decreto nº 5196/07 de 14/12/2007


2.10. Ato de Renovação da Sala de Recursos – Séries Iniciais – Turno - Manhã

Resolução nº 408/10 de 22/09/2010


2.11. Ato de Autorização da Sala de Recursos – Séries Finais – Turno Tarde

Decreto nº 5196/07 de 14/07/2007


2.12. Ato de Renovação da Sala de Recursos – Séries Finais – Turno Tarde

Resolução nº 1009/11 de 15/03/2011


2.13. Ato de Autorização da Sala de Recursos. Multifuncional tipo 1 - Séries Finais Turno Manhã: Resolução nº 144/12 de 12/01/12









3. ORGANIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO

3.1. caracterização geral do atendimento


Curso Fundamental

Turma

Turno Manhã

Turno tarde

CBA – 5º ANO

3

0

3

6º 9º ANO

20

11

9

Classe Especial

1

1

0

ESPANHOL/CELEM

2

1

1

SALA DE RECURSOS

3

2

1

SALA DE APOIO

4

2

2

CONTRATURNO

1

1

0

EJA FASE II

08 disciplinas

EJA ENS.MÉDIO

12 disciplinas



3.2. Horário de Atendimento


Turma

Entrada

Saída

Manhã

7º / 8º / 9º

7 h 30 min

11 h 55 min

Sala de apoio

7 h 30 min

11 h 55 min

Classe especial

7 h 30 min

11 h 30 min

Tarde

CBA (5º ano)

13 h 15min

17 h 30 min

6º e 7º anos

13 h 15min

17 h 40 min

Noite

EJA

19 horas

22 h 40min

3.3. histórico da instituição

O Colégio Estadual Gelvira Corrêa Pacheco - Ensino Fundamental e Médio está situado à rua Carmelina Cavassin, no. 385, no bairro da Barreirinha, na regiâo urbana de Curitiba, tendo por finalidade, atender crianças e jovens, ofertando escolaridade do 5ºano ao 9ºano, no período diurno e Educação de Jovens e Adultos – EJA, no período noturno. Possui como base os princípios democráticos das Constituições Federal e Estadual e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394/96

O Colégio foi criado pelo Decreto no. 7383, de 25 de outubro de 1967, publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná de 17/10/1967 e inaugurada em 05 de março de 1968 com o nome Grupo Escolar Gelvira Corrêa Pacheco em homenagem à educadora, professora, diretora, mestra dedicada Gelvira Correia Pacheco, foi Diretora do Grupo Escolar D. Pedro II, a professora Gelvira Correia Pachec, mereceu essa honra no gobverno do Dr. Caetano Munhoz da Rocha por ter desempenhado muito bem esses cargos em sua época, como chefe compreensiva e de fina educação.

Dona gelvira Correia Pacheco foi uma das mais ilustres mestras da nossa cidade, aposentou-se após trinta e cinco anos de trabalho, no dia 04 de abril de 1945. Veio a falecer em 1º de junho de 1949, em Curitiba. No bairro Bacacheri, há uma Rua com seu nome.

Em 1973, foi implantado o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries no período diurno, passando a ser denominado Centro Educacional de 1º e 2º graus pelo Decreto 6000/74 homologado pelo parecer do Plano de Aprovação 3.555/74.

De 1977 a 1978 houve a implantação de Ensino de I Grau abrangendo 1ª à 8ª séries, passando a denominar-se Escola Estadual Gelvira Corrêa Pacheco – Ensino de 1º Grau. Sua autorização de funcionamento deu-se através do Decreto 920/79, sendo reconhecido pelo ato 2.650/81.

A partir de 1985, dando continuidade à oferta de ensino regular de Pré a 8ª série, passou a denominar-se Escola Estadual Gelvira Corrêa Pacheco - Ensino de 1º Grau.

Em 1998 pela mudança na nomenclatura pela Resolução no. 3.120/98 passou a denominar-se “Escola Estadual Gelvira Corrêa Pacheco” - Ensino Fundamental.

Atualmente, a escola oferta ensino de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sala de recursos de 5º ao 9º ano, contra-turnos, sala de apoio aos 6º 9º ano , Educação para Jovens e Adultos.

O nível de escolaridade da comunidade, em sua maioria, é de conclusão no Ensino Fundamental.


3.4. RECURSOS FÍSICOS

Em relação aos recursos físicos do prédio, é um colégio de construção sólida necessitando de reparos na sua conservação e na construção de alguns ambientes: salas de aulas, cobertura para cancha, auditório, refeitório, laboratório de Ciências, modernização da biblioteca, entre outros. Possui quinze salas de aula, uma biblioteca, uma sala para professores e funcionários, uma secretaria, uma sala para coordenação pedagógica, uma sala para direção geral, almoxarifado, cantina, banheiros masculinos e banheiros femininos para alunos(as), banheiros masculinos e femininos para professores(as) e funcionários(as); banheiro para portadores de necessidades especiais, um pátio coberto, uma cancha de esportes, dois pátios sem coberturas. O pátio coberto é utilizado para reuniões com a comunidade, apresentações artísticas e recreação. A cancha de esportes supre, em parte, o atendimento das aulas de Educação Física, tendo em vista a necessidade de reparos urgentes como cobertura, arquibancada e pintura.














3.5. RECURSOS MATERIAIS

    • Duas mesas de Tênis

    • Estadiômetro Portátil

    • Balança Plataforma Digital

    • Quinze Tvs 29' Pendrive

    • Vinte e quatro computadores com Internet / Paraná Digital

    • Amplificador

    • Seis Micro System

    • Onze violões

    • Notebook

    • Três DVDs

    • Microfone

    • Três impressoras / Paraná Digital

    • Câmera Fotográfica

    • Dez lupas manuais

    • Bússola

    • Microscópio biológico

    • Planetário

    • Prancha laminada

    • Lâmina permanente microscópica

    • Estereomicroscópio trinocular

    • Modelo de célula eucarionte



3.6. RECURSOS HUMANOS


Nome

Disciplina / Função

Sérgio Elias Santos de Abreu

Diretor

Neliza Aparecida Tavares

Diretora Auxiliar

Carmen Lúcia Poplade Choinski

Diretora Auxiliar

Anamaria Krasinski

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